sexta-feira, 24 de novembro de 2023

mPeL_Modelos de Educação a Distância 2023

 

Após a leitura do texto

Aires, L. (2016).  E-Learning, educação online e educação aberta: contributos para uma reflexão teóricaRIED, Vol. 19, nº 1, pp. 253-269.

Retirei as seguintes conclusões:

A Educação Aberta Online, reconhecendo o impacto transformador na sociedade do conhecimento, integra princípios da educação aberta com o ambiente online, aproveitando as oportunidades das tecnologias digitais, fundamentado em revisões literárias, destaca autores influentes na teoria da educação a distância online.

O e-Learning é abordado como parte de uma nova ecologia educativa, variando de ênfase tecnológica à inclusão de processos de ensino online. A Educação Online é examinada, enfocando a complexidade da definição, desde a perspetiva tecnológica até a ênfase na interação e aprendizagem ativa. A Educação Aberta Online é apresentada como movimento crucial para o século XXI, incorporando valores de abertura, ética da participação e colaboração.

Os Massive Online Open Courses (MOOCs) são destacados como expressões significativas, exigindo a reavaliação de conceitos tradicionais. Seu histórico está ligado aos ideais iluministas de liberdade, democracia e igualdade. A década atual é denominada "década aberta". Downes (2013) aborda as ambiguidades do termo "abertura". Deimann e Farrow (2013) veem a educação aberta contemporânea como fusão de tecnologias digitais, literacia online e inovação pedagógica, propondo compromissos, incluindo a promoção da gratuidade do conhecimento. A discussão abrange os Recursos Educacionais Abertos (OER), associados aos "4 Rs": reusar, redistribuir, revisar e remixar. McGreal (2013) argumenta que os riscos apontados por Bates (2011) não são exclusivos dos OER.

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