mPeL_Materiais e Recursos para eLearning 2023

                                     PRODUÇÃO DE UM REA

Realização de 15 de janeiro a 16 de fevereiro de 2024

tema 3

Produção de um REA para uma exposição virtual intitulada

Educação a distância, Educação online; Educação Aberta; Educação a distância em Rede

Criação de um REA “A Rede como Interface Educativa: Navegando nas Possibilidades do Ambiente Online”

 

Após as temáticas trabalhas nesta UC e nas restantes UC de que este Mestrado é constituído, gostei particularmente de trabalhar na UC Educação e Sociedade em Rede, em particular o tema “A rede como Interface Educativa”.

A escolha do tema "A Rede como Interface Educativa" é fundamentada em diversas razões, refletindo o meu interesse e reconhecimento da relevância deste tópico nas dinâmicas contemporâneas da educação.

Abaixo estão as principais razões para a escolha:

Transformação Digital na Educação - A crescente digitalização está ajustando interiormente o cenário educacional. Compreender é essencial para perceber como alinhar práticas pedagógicas com as inovações tecnológicas.

Expansão do Acesso à Educação - As redes como interfaces educativas possuem o potencial de ampliar claramente o acesso à educação, superando barreiras geográficas e também socioeconômicas. Este tema permite explorar também como as redes contribuem para a democratização do conhecimento.

Integração de Tecnologias Emergentes - A rede como interface educativa não se limita apenas a ambientes virtuais de aprendizagem. Inclui a integração de tecnologias emergentes, como inteligência artificial, proporcionando uma visão ampla da evolução educacional.

Impacto na Sociedade em Rede - A sociedade em rede está intimamente ligada às mudanças na educação. Este tema oferece uma oportunidade de explorar como a educação se relaciona com a complexidade e interconexão da sociedade.

Desenvolvimento de Competências Digitais - Aprofundar-se na compreensão da rede como interface educativa contribui para o desenvolvimento de competências digitais básicas para enfrentar os desafios profissionais e sociais da era digital.

Potencial de Inovação Educacional – Investigar este tema proporciona uma visão sobre as oportunidades de inovação educacional. Compreender como as redes podem ser eficazmente integradas pode inspirar práticas pedagógicas mais dinâmicas e adaptáveis.

Relevância para o Futuro da Educação – Com a rápida evolução tecnológica, antecipar o papel das redes na educação é crucial para orientar políticas educacionais e práticas pedagógicas futuras.

Em resumo, escolhi este tema pela sua natureza dinâmica, pela sua importância na era digital e pela capacidade de explorar a interseção entre tecnologia, educação e sociedade em rede, contribuindo para uma compreensão mais profunda e informada do presente e do futuro da educação.

Assim deixo aqui o link para a visualizção do trabalho.

https://www.canva.com/design/DAF83syQigA/b4Fz_XeNLv3foVwaXf-17Q/edit 


REPOSITÓRIOS E OUTRAS FONTES ONLINE DE REAs. QUE PROFESSORES? QUE PRÁTICAS?

Realização de 04 de dezembro de 2023 a 12 de janeiro de 2024

18 de dezembro a 12 de janeiro de 2024

1) Pesquise e selecione 2 REA disponíveis online, indicando de forma breve:

  • os endereços onde podem ser consultados;
  • um conjunto de 5/6 critériosexplicitados e fundamentados sinteticamente, que presidiram à sua escolha;
  • que adaptações faria (caso se aplique e estas sejam permitidas);
  • o modo como seriam usados numa atividade de aprendizagem, procedendo à planificação da mesma

Trabalho Realizado

O 1º ciclo, também conhecido como anos iniciais do ensino fundamental, é uma fase crucial no desenvolvimento educacional das crianças. Durante esse período, geralmente abrangendo dos 6 aos 10 anos de idade, os alunos começam a construir as bases fundamentais em diversas áreas do conhecimento, incluindo matemática, linguagem, ciências e habilidades sociais. A importância do 1º ciclo reside em vários aspectos:

Desenvolvimento de Habilidades Fundamentais:

Durante o 1º ciclo, as crianças desenvolvem habilidades básicas de leitura, escrita e matemática, que são essenciais para seu progresso educacional futuro.

Alfabetização e Numeracia:

O 1º ciclo é crucial para o desenvolvimento da alfabetização e numeracia. Estas habilidades são fundamentais para a compreensão de outras disciplinas e para a participação ativa na sociedade.

Estímulo à Curiosidade e Exploração:

Nessa fase, os alunos estão naturalmente curiosos e abertos à aprendizagem. É um período para estimular essa curiosidade e desenvolver o gosto pelo aprendizado.

Desenvolvimento Social e Emocional:

Além do desenvolvimento acadêmico, o 1º ciclo é um momento crucial para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Elas aprendem a interagir com os colegas, a resolver conflitos e a desenvolver habilidades sociais importantes.

Os Recursos Educacionais Abertos (REA) desempenham um papel significativo no 1º ciclo por várias razões:

Acesso Amplo e Gratuito:

Os REA proporcionam acesso amplo e gratuito a materiais educacionais de qualidade. Isso é particularmente relevante em contextos nos quais o acesso a recursos educacionais pode ser limitado.

Adaptação às Necessidades Individuais:

Os REA frequentemente oferecem flexibilidade, permitindo que educadores adaptem os materiais às necessidades específicas de seus alunos, atendendo a diferentes estilos de aprendizado.

Em resumo, o 1º ciclo é uma fase crucial de formação, e os Recursos Educacionais Abertos desempenham um papel vital ao fornecerem acesso a materiais educacionais de qualidade, promovendo a inovação pedagógica e apoiando o desenvolvimento integral das crianças nessa fase importante,por isso escolhi estes dois recursos:

 

https://www.pnl2027.gov.pt/np4/jogosquizzes_





https://apoioescolas.dge.mec.pt/recursos/estudar-e-divertido-canal-youtube



04 a 16 de dezembro 

1) Pesquise e partilhe 3 fontes / repositórios de recursos educacionais abertos considerados de interesse, com breve fundamentação da escolha feita. Publique a sua contribuição online (no seu blog ou noutro espaço que prefira), indicando o endereço através da ferramenta de submissão respetiva.


Esta atividade consiste na apresentação de 3 fontes de recursos educacionais abertos.


GOOGLE ARTS&CULTURE

https://artsandculture.google.com/






Embora esta não seja uma plataforma tradicionalmente educacional, o Google Arts & Culture oferece acesso a uma vasta coleção de recursos educacionais relacionados à arte, história e cultura. Assim podemos realizar visitas virtuais a museus renomados, exposições online e histórias interativas, esta plataforma proporciona uma experiência imersiva e enriquecedora para estudantes e educadores interessados nas artes e na história cultural.
 

ESCOLA VIRTUAL

https://www.escolavirtual.pt/  




A Escola Virtual tem a sua relevância por estar diretamente ligada ao sistema de ensino português. Abrangendo todos os diferentes níveis de ensino (básico e secundário) e oferece recursos digitais interativo nas várias disciplinas, foi feita a adaptação ao currículo nacional e assim esta ferramenta é valiosa para alunos que procuram um apoio adicional ou então apenas uma revisão de conceitos.
 

PLANO NACIONAL DE LEITURA

https://www.pnl2027.gov.pt/np4/recursos?cat=bibliotecas%20e%20livros%20digitais




O Plano Nacional de Leitura em Portugal disponibiliza um Banco de Livros Digitais que contém recursos educacionais abertos relacionados à leitura e literatura. Estes  recursos podem ser práticos para apoiar o ensino da língua portuguesa e assim promover a literacia nos diferentes níveis de ensino.

RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

Realização de 30 de outubro a 30 de novembro 2023


Iremos, neste Tema I, abordar o conceito de Recursos Educacionais Abertos - REA - (Open Educacional Resources - OER), procurando, através da exploração de recursos relevantes, do diálogo entre nós e da vossa reflexão e produção construir uma boa compreensão em termos da sua história, definição e utilização.

  

EDCUAÇÃO ABERTA

REA…HOJE, AMANHÃ E SEMPRE

POTENCIALIDADES E DESAFIOS

NOME: Telma Clarisse Soares Pinto 

Universidade Aberta – Portugal

1700707@estudante.uab.pt

mPeL_Materiais e Recursos para eLearning 2023

Professora

 

 

 

 

 

Resumo

Este artigo explora a Educação Aberta e sua ênfase na eliminação de barreiras ao conhecimento por meio do uso crucial de Recursos Educacionais Abertos (REA). Essa abordagem visa tornar a educação mais acessível, transparente e colaborativa, alinhada com as necessidades contemporâneas. Os REA, materiais de ensino disponíveis gratuitamente, são fundamentais, destacando-se pelos princípios 5R, que promovem interações flexíveis.

Apesar das vantagens dos REA, a implementação enfrenta desafios como falta de conscientização, questões de qualidade, sustentabilidade financeira, barreiras tecnológicas e resistência institucional. Questões legais, adaptação cultural, avaliação e credenciamento, necessidade de habilidades de curadoria e falta de incentivos institucionais também são obstáculos.

Superar esses desafios demanda coordenação de esforços, conscientização, investimentos sustentáveis, padrões de qualidade e apoio institucional. Essa abordagem integrada é vital para impulsionar a efetiva adoção de REA e Educação Aberta, catalisando transformações positivas no cenário educacional global

Palavras-chave –Educação Aberta, Recursos Educativos Abertos, 5R

Abstract

This article explores Open Education and its emphasis on eliminating barriers to knowledge through the crucial use of Open Educational Resources (OER). This approach aims to make education more accessible, transparent and collaborative, aligned with contemporary needs. OER, freely available teaching materials, are fundamental, standing out for the 5R principles, which promote flexible interactions.

Despite the advantages of OER, implementation faces challenges such as lack of awareness, quality issues, financial sustainability, technological barriers and institutional resistance. Legal issues, cultural adaptation, assessment and accreditation, need for curation skills and lack of institutional incentives are also obstacles.

Overcoming these challenges requires coordination of efforts, awareness, sustainable investments, quality standards and institutional support. This integrated approach is vital to drive the effective adoption of OER and Open Education, catalyzing positive transformations in the global educational landscape.

 

A educação aberta é um conceito que envolve o acesso aberto e a partilha de recursos educacionais, bem como boas práticas pedagógicas transparentes e colaborativas. Esta procura eliminar barreiras tradicionais ao conhecimento, promovendo a inclusão e a participação ativa dos aprendizes. Assim, apresento as principais características da Educação Aberta.

 

1.     Recursos Abertos: A Educação Aberta utiliza recursos educacionais abertos (REA), que incluem materiais de ensino, cursos, livros didáticos e outras ferramentas educacionais disponíveis gratuitamente para o público, tentando assim reduzir as barreiras financeiras e permite o acesso universal ao conhecimento.

2.     Colaboração: A abordagem promove a colaboração entre educadores, instituições e alunos. A criação e compartilhamento colaborativo dos materiais educacionais podem levar assim a uma riqueza de recursos diversificados e adaptáveis.

3.     Transparência: A Educação Aberta enfatiza a transparência em relação ao conteúdo educacional e aos processos de ensino. Isso pode envolver a divulgação de materiais de curso, critérios de avaliação e até mesmo dados relacionados ao desempenho dos alunos.

4.     Flexibilidade: Uma característica fundamental é a flexibilidade. Refere-se à capacidade de os alunos acederem ao conteúdo em qualquer momento e em qualquer lugar.

5.     Tecnologia: A tecnologia desempenha um papel essencial na Educação Aberta, possibilitando aos seus utilizadores a criação, distribuição e oacesso eficientes aos recursos educacionais. Plataformas online, cursos massivos (MOOCs) e outras tecnologias educacionais utilizadas.

6.     Inclusão: A Educação Aberta procura acolher às necessidades diversificadas de aprendizes em todo o mundo, promovendo a inclusão e a equidade no acesso à educação.

Esta abordagem visa transformar a educação tradicional, tornando-a mais acessível, colaborativa e alinhada com as demandas da sociedade contemporânea. A filosofia por trás da Educação Aberta pode ter implicações significativas no desenvolvimento de políticas educacionais e na prática pedagógica.

A Educação Aberta emerge como um paradigma transformador, rompendo as barreiras tradicionais da aprendizagem e democratizando o acesso ao conhecimento. Este novo modelo educacional coloca a abertura, a acessibilidade e a colaboração no centro de suas práticas, visando proporcionar oportunidades de aprendizagem a um público mais vasto, sem limitações geográficas, econômicas ou sociais.

A Educação Aberta ultrapassa as fronteiras físicas das salas de aula convencionais, abraçando a ideia de que o conhecimento é um bem comum que deve ser partilhado e acessível a todos. Esta abordagem não apenas promove a inclusão, permite que as pessoas de diversas origens e realidades participem no processo educacional, mas também estimula a inovação e a colaboração global.

A democratização do acesso ao conhecimento é fundamental para enfrentar desafios sociais, econômicos e culturais. Ao adotar uma abordagem aberta, a educação pode se tornar um instrumento poderoso na construção de sociedades mais justas e equitativas. A Educação Aberta visa quebrar as barreiras que limitam a educação a determinados grupos, promovendo a igualdade de oportunidades e a diversidade no aprendizado.

No âmago da Educação Aberta estão os Recursos Educacionais Abertos (REA), componentes essenciais que impulsionam a acessibilidade e a flexibilidade no processo educativo. Os REA consistem em materiais de ensino, aprendizagem e pesquisa que são disponibilizados de forma gratuita e com permissões abertas para uso, adaptação e compartilhamento.

O conceito REA, expresso pela UNESCO (2012, p. 1), surge como:

“Materiais de ensino, aprendizagem e investigação em quaisquer suportes, digitais ou outros, que se situem no domínio público ou que tenham sido divulgados sob licença aberta que permite acesso, uso, adaptação e redistribuição gratuitos por terceiros, mediante nenhuma restrição ou poucas restrições. O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes, e respeita a autoria da obra.”

 

Os 5R são princípios fundamentais que destacam as formas pelas quais os educadores e aprendizes podem interagir com os Recursos Educacionais Abertos. Princípios dos 5R dos REA:

 

1-    Reusar (reuse)- O direito de utilizar o conteúdo de uma forma ampla, seja em sua forma original ou adaptada para atender às suas necessidades específicas.

2-    Revisar (Revise) - O direito de adaptar, ajustar ou modificar o conteúdo original para criar uma nova versão. Isso inclui a tradução para outros idiomas.

3-    Remisturar (Remix) - O direito de combinar ou misturar o conteúdo original com outros recursos para criar algo novo.

4-    Redistribuir (Resdritribute) - O direito de compartilhar cópias do conteúdo original ou das suas versões revisadas, remixadas ou adaptadas com outras pessoas.

5-    Reter (Retain) - O direito de fazer, possuir e controlar cópias do conteúdo, permitindo o seu uso ao longo do tempo.

 

Sendo estes princípios destinados a promover a flexibilidade e permitir uma abertura nos materiais educacionais, permitindo as pessoas que os aproveitem ao máximo.

Diferentemente dos materiais tradicionais, os REA não estão vinculados a restrições de copyright restritivas, permitindo que os educadores, alunos e profissionais os possam utilizar, adaptar e redistribuir conforme as necessidades. Esta liberdade proporciona uma transformação significativa na dinâmica educacional, capacitando os usuários a moldar o conteúdo de acordo com contextos específicos e promovendo uma cultura de colaboração.

Ao oferecer uma vasta gama de materiais educacionais de alta qualidade, os REA possibilitam a personalização do aprendiz, atendendo às diversas necessidades dos alunos. Além disso, contribuem para a construção de uma comunidade global de educadores que compartilham conhecimento e experiências, fomentando a inovação e aprimoramento contínuo.

Os Recursos Educacionais Abertos (REA) oferecem inúmeras vantagens, mas também enfrentam alguns desafios significativos que precisam ser considerados e superados para maximizar seu impacto.

A implementação bem-sucedida de Recursos Educacionais Abertos (REA) enfrenta diversos desafios que abrangem desde a falta de conscientização até barreiras práticas. A falta de conhecimento entre educadores e alunos sobre a existência e os benefícios dos REA resulta de uma adoção limitada, mesmo quando esses recursos estão amplamente disponíveis.

A garantia da qualidade do conteúdo dos REA é um desafio considerável, dada a sua diversidade e a limitada revisão formal. A perceção de qualidade inferior pode afetar a confiança e aceitação desses recursos, destacando a importância de estratégias para estandardizar e elevar a sua qualidade.

A sustentabilidade financeira é uma preocupação crucial, pois a criação e manutenção de REA demandam recursos muitas vezes limitados a longo prazo. Abordar essa questão requer investimentos financeiros sustentáveis e modelagens que garantam a sua continuidade e atualização dos materiais educacionais.

As barreiras tecnológicas, incluindo o acesso limitado à tecnologia, contribuem para a iniquidade tecnológica, restringindo a acessibilidade dos REA. Soluções envolvem iniciativas de inclusão digital, treinamento para educadores e parcerias estratégicas.

A resistência institucional, fundamentada na preocupação com a perda de controle ou padrões de qualidade, limita a eficácia dos REA em determinados ambientes educacionais. Estratégias para promover uma mudança cultural e demonstrar os benefícios dos REA são cruciais para superar este obstáculo.

As questões legais, como o do licenciamento e os direitos autorais, complicam assim a conceção, compartilhamento e o uso de REA. A flexibilidade das licenças, políticas claras e educação sobre direitos autorais são fundamentais para mitigar esses desafios.

A adaptação cultural e linguística dos REA também é um desafio, pois estes podem não estar alinhados com todas as comunidades de aprendizagem e culturas. Estratégias para garantir diversidade cultural e linguística nos REA são necessárias para aumentar sua relevância e eficácia em contextos específicos.

A avaliação e credenciamento do aprendizado baseado em REA carecem de métodos padronizados, dificultando o reconhecimento formal. Desenvolver avaliações reconhecidas é vital para impulsionar a aceitação desses recursos em ambientes educacionais formais.

A necessidade de habilidades de curadoria destaca-se, pois, em organizar efetivamente os REA para estes atenderem às necessidades específicas e assim exige habilidades que nem todos os educadores possuem. Iniciativas de capacitação são essenciais.

Superar esses desafios exige um esforço coordenado que inclua conscientização, investimentos financeiros sustentáveis, padrões de qualidade e apoio institucional. Somente por meio dessa abordagem integrada podemos assim promover uma adoção generalizada e efetiva dos Recursos Educacionais Abertos, catalisando transformações positivas no cenário educacional.

Embarcando na Jornada da Educação Aberta: Rumo a uma Transformação Educativa com os REA

Iniciar a jornada da Educação Aberta não é apenas uma escolha, mas um compromisso genuíno, significativo para a experiência educacional e o fortalecimento da comunidade acadêmica. Penso que se seguirmos as diretrizes essenciais, delinearemos uma abordagem impactante e significativa, contribuindo para uma educação mais acessível e colaborativa.

Conscientização e Formação: O primeiro passo crucial é desenvolver uma compreensão profunda dos princípios e benefícios da Educação Aberta, com a integração dos REA. Participar ativamente de cursos, workshops e eventos relacionados, assim obtém-se conhecimento, e também estabelece-se ligações com colegas, enriquecendo as perspetivas educacionais. A promoção da conscientização sobre a Educação Aberta e sobre os REA em todos os níveis de ensino é um pilar fundamental. Destacar os benefícios, como inclusão, acessibilidade e inovação, cria um ambiente propício à abertura entre colegas, estudantes e administradores.

Integração de REA: Aproveitar ativamente os Recursos Educacionais Abertos (REA) em práticas educacionais é uma necessidade premente. Ao explorar esses recursos e compartilhar experiências e materiais, contribuímos ativamente para a comunidade global de recursos, promovendo o acesso aberto ao conhecimento.

Colaboração e Networking: Falar ativamente com outros educadores e instituições comprometidos com a Educação Aberta é uma fonte enriquecedora de aprendizado. Participar de comunidades online proporciona um ambiente propício para a troca de ideias, recursos e práticas eficazes, fortalecendo nossa rede profissional.

Desenvolvimento de Recursos: Contribuir ativamente para a criação de novos Recursos Educacionais Abertos, adaptando e misturando os materiais existentes, é uma prática que não apenas atende às necessidades específicas de uma comunidade, mas também fomenta a diversidade e a riqueza dos recursos disponíveis.

Incorporação de Tecnologia: Explorar e incorporar tecnologias educacionais que facilitam a criação, distribuição e acesso eficientes a recursos de Educação Aberta amplia significativamente o alcance e o impacto das práticas abertas.

Abordagem Inclusiva: Desenvolver práticas pedagógicas inclusivas é essencial. Garantir que a Educação Aberta atenda às diversas necessidades dos alunos promove a equidade e a participação de todos, construindo um ambiente educacional mais justo e equitativo.

Envolvimento Institucional: Procurar ativamente o apoio institucional e colaborar com líderes educacionais para criar políticas que incentivem e reconheçam práticas abertas são passos cruciais para a implementação bem-sucedida dessas abordagens.

Monitoramento e Avaliação: Avaliar continuamente o impacto das práticas de Educação Aberta nos nossos alunos permite ajustes e, mais crucialmente, inspira outros educadores a seguir o mesmo caminho, criando um efeito multiplicador de mudança positiva.

Manter-se. Atualizado: Em ambientes dinâmicos, manter-se informado sobre as novas tendências e práticas inovadoras na Educação Aberta é essencial para garantir que a abordagem permaneça relevante e eficaz ao longo do tempo, continuando um compromisso contínuo com a inovação educacional.

Ao seguir estas diretrizes, não apenas nos comprometemos com a transformação positiva da educação, mas também nos integramos em uma comunidade global dedicada à abertura, colaboração e inclusão, construindo assim ambientes educacionais mais acessíveis e enriquecedores para os envolvidos.

 

 

 

 

Referências

 

Amiel, T., Orey, M., & West, R. (2011). Recursos Educacionais Abertos (REA): Modelos para localização e adaptação. ETD - Educação Temática Digital, 12(N.esp.), 112-125.

http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1206/1221 [28

de novembro de 2023]

Campbell, J., Deimann, M., & Burgos, D. (2019). Open Praxis, 11(3), 271–289. Este artigo examina a relação entre ensino, pesquisa e práticas abertas na educação, proporcionando insights sobre o papel dos REA

Wiley, D. (2014). Disponível em: https://opencontent.org/definition/ - O artigo de David Wiley explora o framework 5R, que define as características fundamentais dos REA: Reusability, Reviseability, Remixability, Redistributability, e Retainability.

UNESCO (2012). Declaração REA de Paris em 2012. Recuperado de

http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/Events/Portuguese_Paris_OER_Declaration.pdf.

Wiley, D. (2016). Defining the “open” in open content. Recuperado de http://opencontent.org/blog/.

Nobre A.(2020).REA de A a …Lisboa: Universidade Aberta. Recuperado de https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/10216

Nobre, A. & Mallmann, E. (2016). Recursos Educacionais Abertos: transposição    didática

para transformação e coautoria de conhecimento educacional em rede.

Tecnologias da Informação em Educação - Indagatio Didactica, V.8, n. 2, 151-165.universida de aveiro.Recuperadode https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/6887


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