PRODUÇÃO DE UM REA
Realização de 15 de janeiro a 16 de fevereiro de 2024
Produção de um REA para uma exposição virtual intitulada
Educação a distância, Educação online; Educação Aberta; Educação a distância em Rede
Criação de um REA “A Rede como Interface Educativa: Navegando nas Possibilidades do Ambiente Online”
Após as temáticas trabalhas nesta UC e nas restantes UC de que este Mestrado é constituído, gostei particularmente de trabalhar na UC Educação e Sociedade em Rede, em particular o tema “A rede como Interface Educativa”.
A escolha do tema "A Rede como Interface Educativa" é fundamentada em diversas razões, refletindo o meu interesse e reconhecimento da relevância deste tópico nas dinâmicas contemporâneas da educação.
Abaixo estão as principais razões para a escolha:
Transformação Digital na Educação - A crescente digitalização está ajustando interiormente o cenário educacional. Compreender é essencial para perceber como alinhar práticas pedagógicas com as inovações tecnológicas.
Expansão do Acesso à Educação - As redes como interfaces educativas possuem o potencial de ampliar claramente o acesso à educação, superando barreiras geográficas e também socioeconômicas. Este tema permite explorar também como as redes contribuem para a democratização do conhecimento.
Integração de Tecnologias Emergentes - A rede como interface educativa não se limita apenas a ambientes virtuais de aprendizagem. Inclui a integração de tecnologias emergentes, como inteligência artificial, proporcionando uma visão ampla da evolução educacional.
Impacto na Sociedade em Rede - A sociedade em rede está intimamente ligada às mudanças na educação. Este tema oferece uma oportunidade de explorar como a educação se relaciona com a complexidade e interconexão da sociedade.
Desenvolvimento de Competências Digitais - Aprofundar-se na compreensão da rede como interface educativa contribui para o desenvolvimento de competências digitais básicas para enfrentar os desafios profissionais e sociais da era digital.
Potencial de Inovação Educacional – Investigar este tema proporciona uma visão sobre as oportunidades de inovação educacional. Compreender como as redes podem ser eficazmente integradas pode inspirar práticas pedagógicas mais dinâmicas e adaptáveis.
Relevância para o Futuro da Educação – Com a rápida evolução tecnológica, antecipar o papel das redes na educação é crucial para orientar políticas educacionais e práticas pedagógicas futuras.
Em resumo, escolhi este tema pela sua natureza dinâmica, pela sua importância na era digital e pela capacidade de explorar a interseção entre tecnologia, educação e sociedade em rede, contribuindo para uma compreensão mais profunda e informada do presente e do futuro da educação.
Assim deixo aqui o link para a visualizção do trabalho.
https://www.canva.com/design/DAF83syQigA/b4Fz_XeNLv3foVwaXf-17Q/edit
REPOSITÓRIOS E OUTRAS FONTES ONLINE DE REAs. QUE PROFESSORES? QUE PRÁTICAS?
Realização de 04 de dezembro de 2023 a 12 de janeiro de 2024
18 de dezembro a 12 de janeiro de 2024
1) Pesquise e selecione 2 REA disponíveis online, indicando de forma breve:
- os endereços onde podem ser consultados;
- um conjunto de 5/6 critérios, explicitados e fundamentados sinteticamente, que presidiram à sua escolha;
- que adaptações faria (caso se aplique e estas sejam permitidas);
- o modo como seriam usados numa atividade de aprendizagem, procedendo à planificação da mesma
Trabalho Realizado
O 1º ciclo, também conhecido como anos iniciais do ensino fundamental, é uma fase crucial no desenvolvimento educacional das crianças. Durante esse período, geralmente abrangendo dos 6 aos 10 anos de idade, os alunos começam a construir as bases fundamentais em diversas áreas do conhecimento, incluindo matemática, linguagem, ciências e habilidades sociais. A importância do 1º ciclo reside em vários aspectos:
Desenvolvimento de Habilidades Fundamentais:
Durante o 1º ciclo, as crianças desenvolvem habilidades básicas de leitura, escrita e matemática, que são essenciais para seu progresso educacional futuro.
Alfabetização e Numeracia:
O 1º ciclo é crucial para o desenvolvimento da alfabetização e numeracia. Estas habilidades são fundamentais para a compreensão de outras disciplinas e para a participação ativa na sociedade.
Estímulo à Curiosidade e Exploração:
Nessa fase, os alunos estão naturalmente curiosos e abertos à aprendizagem. É um período para estimular essa curiosidade e desenvolver o gosto pelo aprendizado.
Desenvolvimento Social e Emocional:
Além do desenvolvimento acadêmico, o 1º ciclo é um momento crucial para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Elas aprendem a interagir com os colegas, a resolver conflitos e a desenvolver habilidades sociais importantes.
Os Recursos Educacionais Abertos (REA) desempenham um papel significativo no 1º ciclo por várias razões:
Acesso Amplo e Gratuito:
Os REA proporcionam acesso amplo e gratuito a materiais educacionais de qualidade. Isso é particularmente relevante em contextos nos quais o acesso a recursos educacionais pode ser limitado.
Adaptação às Necessidades Individuais:
Os REA frequentemente oferecem flexibilidade, permitindo que educadores adaptem os materiais às necessidades específicas de seus alunos, atendendo a diferentes estilos de aprendizado.
Em resumo, o 1º ciclo é uma fase crucial de formação, e os Recursos Educacionais Abertos desempenham um papel vital ao fornecerem acesso a materiais educacionais de qualidade, promovendo a inovação pedagógica e apoiando o desenvolvimento integral das crianças nessa fase importante,por isso escolhi estes dois recursos:
https://www.pnl2027.gov.pt/np4/jogosquizzes_
https://apoioescolas.dge.mec.pt/recursos/estudar-e-divertido-canal-youtube
04 a 16 de dezembro
1) Pesquise e partilhe 3 fontes / repositórios de recursos educacionais abertos considerados de interesse, com breve fundamentação da escolha feita. Publique a sua contribuição online (no seu blog ou noutro espaço que prefira), indicando o endereço através da ferramenta de submissão respetiva.
Esta atividade consiste na apresentação de 3 fontes de recursos educacionais abertos.
GOOGLE ARTS&CULTURE
https://artsandculture.google.com/
ESCOLA VIRTUAL
https://www.escolavirtual.pt/
PLANO NACIONAL DE LEITURA
https://www.pnl2027.gov.pt/np4/recursos?cat=bibliotecas%20e%20livros%20digitais
RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS
Realização de 30 de outubro a 30 de novembro 2023
Iremos, neste Tema I, abordar o conceito de Recursos Educacionais Abertos - REA - (Open Educacional Resources - OER), procurando, através da exploração de recursos relevantes, do diálogo entre nós e da vossa reflexão e produção construir uma boa compreensão em termos da sua história, definição e utilização.
EDCUAÇÃO
ABERTA
REA…HOJE, AMANHÃ E
SEMPRE
POTENCIALIDADES E
DESAFIOS
NOME: Telma
Clarisse Soares Pinto
Universidade Aberta – Portugal
mPeL_Materiais e Recursos para
eLearning 2023
Professora
Resumo
Este
artigo explora a Educação Aberta e sua ênfase na eliminação de barreiras ao
conhecimento por meio do uso crucial de Recursos Educacionais Abertos (REA).
Essa abordagem visa tornar a educação mais acessível, transparente e
colaborativa, alinhada com as necessidades contemporâneas. Os REA, materiais de
ensino disponíveis gratuitamente, são fundamentais, destacando-se pelos princípios
5R, que promovem interações flexíveis.
Apesar
das vantagens dos REA, a implementação enfrenta desafios como falta de
conscientização, questões de qualidade, sustentabilidade financeira, barreiras
tecnológicas e resistência institucional. Questões legais, adaptação cultural,
avaliação e credenciamento, necessidade de habilidades de curadoria e falta de
incentivos institucionais também são obstáculos.
Superar
esses desafios demanda coordenação de esforços, conscientização, investimentos sustentáveis,
padrões de qualidade e apoio institucional. Essa abordagem integrada é vital
para impulsionar a efetiva adoção de REA e Educação Aberta, catalisando
transformações positivas no cenário educacional global
Palavras-chave –Educação
Aberta, Recursos Educativos Abertos, 5R
Abstract
This article explores Open Education and its emphasis on eliminating
barriers to knowledge through the crucial use of Open Educational Resources
(OER). This approach aims to make education more accessible, transparent and
collaborative, aligned with contemporary needs. OER, freely available teaching
materials, are fundamental, standing out for the 5R principles, which promote
flexible interactions.
Despite the advantages of OER, implementation faces challenges such as lack
of awareness, quality issues, financial sustainability, technological barriers
and institutional resistance. Legal issues, cultural adaptation, assessment and
accreditation, need for curation skills and lack of institutional incentives
are also obstacles.
Overcoming these challenges requires coordination of efforts, awareness,
sustainable investments, quality standards and institutional support. This
integrated approach is vital to drive the effective adoption of OER and Open
Education, catalyzing positive transformations in the global educational
landscape.
A
educação aberta é um conceito que envolve o acesso aberto e a partilha de
recursos educacionais, bem como boas práticas pedagógicas transparentes e
colaborativas. Esta procura eliminar barreiras tradicionais ao conhecimento,
promovendo a inclusão e a participação ativa dos aprendizes. Assim, apresento as
principais características da Educação Aberta.
1.
Recursos
Abertos: A
Educação Aberta utiliza recursos educacionais abertos (REA), que incluem
materiais de ensino, cursos, livros didáticos e outras ferramentas educacionais
disponíveis gratuitamente para o público, tentando assim reduzir as barreiras
financeiras e permite o acesso universal ao conhecimento.
2.
Colaboração: A abordagem promove a colaboração entre
educadores, instituições e alunos. A criação e compartilhamento colaborativo dos
materiais educacionais podem levar assim a uma riqueza de recursos
diversificados e adaptáveis.
3.
Transparência: A Educação Aberta enfatiza a
transparência em relação ao conteúdo educacional e aos processos de ensino.
Isso pode envolver a divulgação de materiais de curso, critérios de avaliação e
até mesmo dados relacionados ao desempenho dos alunos.
4.
Flexibilidade: Uma característica fundamental é a
flexibilidade. Refere-se à capacidade de os alunos acederem ao conteúdo em
qualquer momento e em qualquer lugar.
5.
Tecnologia: A tecnologia desempenha um papel essencial
na Educação Aberta, possibilitando aos seus utilizadores a criação,
distribuição e oacesso eficientes aos recursos educacionais. Plataformas
online, cursos massivos (MOOCs) e outras tecnologias educacionais utilizadas.
6.
Inclusão: A Educação Aberta procura acolher às
necessidades diversificadas de aprendizes em todo o mundo, promovendo a
inclusão e a equidade no acesso à educação.
Esta
abordagem visa transformar a educação tradicional, tornando-a mais acessível,
colaborativa e alinhada com as demandas da sociedade contemporânea. A filosofia
por trás da Educação Aberta pode ter implicações significativas no
desenvolvimento de políticas educacionais e na prática pedagógica.
A
Educação Aberta emerge como um paradigma transformador, rompendo as barreiras
tradicionais da aprendizagem e democratizando o acesso ao conhecimento. Este
novo modelo educacional coloca a abertura, a acessibilidade e a colaboração no
centro de suas práticas, visando proporcionar oportunidades de aprendizagem a
um público mais vasto, sem limitações geográficas, econômicas ou sociais.
A
Educação Aberta ultrapassa as fronteiras físicas das salas de aula
convencionais, abraçando a ideia de que o conhecimento é um bem comum que deve
ser partilhado e acessível a todos. Esta abordagem não apenas promove a
inclusão, permite que as pessoas de diversas origens e realidades participem no
processo educacional, mas também estimula a inovação e a colaboração global.
A
democratização do acesso ao conhecimento é fundamental para enfrentar desafios
sociais, econômicos e culturais. Ao adotar uma abordagem aberta, a educação
pode se tornar um instrumento poderoso na construção de sociedades mais justas
e equitativas. A Educação Aberta visa quebrar as barreiras que limitam a
educação a determinados grupos, promovendo a igualdade de oportunidades e a
diversidade no aprendizado.
No
âmago da Educação Aberta estão os Recursos Educacionais Abertos (REA),
componentes essenciais que impulsionam a acessibilidade e a flexibilidade no
processo educativo. Os REA consistem em materiais de ensino, aprendizagem e
pesquisa que são disponibilizados de forma gratuita e com permissões abertas
para uso, adaptação e compartilhamento.
O
conceito REA, expresso pela UNESCO (2012, p. 1), surge como:
“Materiais de ensino, aprendizagem e
investigação em quaisquer suportes, digitais ou outros, que se situem no
domínio público ou que tenham sido divulgados sob licença aberta que permite
acesso, uso, adaptação e redistribuição gratuitos por terceiros, mediante
nenhuma restrição ou poucas restrições. O licenciamento aberto é construído no
âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais
como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes, e
respeita a autoria da obra.”
Os 5R
são princípios fundamentais que destacam as formas pelas quais os educadores e
aprendizes podem interagir com os Recursos Educacionais Abertos. Princípios dos
5R dos REA:
1-
Reusar (reuse)- O direito de utilizar o
conteúdo de uma forma ampla, seja em sua forma original ou adaptada para
atender às suas necessidades específicas.
2-
Revisar (Revise) - O direito de adaptar,
ajustar ou modificar o conteúdo original para criar uma nova versão. Isso
inclui a tradução para outros idiomas.
3-
Remisturar (Remix) - O direito de combinar ou
misturar o conteúdo original com outros recursos para criar algo novo.
4- Redistribuir
(Resdritribute) - O direito de compartilhar cópias do conteúdo original ou das
suas versões revisadas, remixadas ou adaptadas com outras pessoas.
5-
Reter (Retain) - O
direito de fazer, possuir e controlar cópias do conteúdo, permitindo o seu uso
ao longo do tempo.
Sendo estes princípios destinados a promover a
flexibilidade e permitir uma abertura nos materiais educacionais, permitindo as
pessoas que os aproveitem ao máximo.
Diferentemente
dos materiais tradicionais, os REA não estão vinculados a restrições de
copyright restritivas, permitindo que os educadores, alunos e profissionais os possam
utilizar, adaptar e redistribuir conforme as necessidades. Esta liberdade
proporciona uma transformação significativa na dinâmica educacional,
capacitando os usuários a moldar o conteúdo de acordo com contextos específicos
e promovendo uma cultura de colaboração.
Ao
oferecer uma vasta gama de materiais educacionais de alta qualidade, os REA
possibilitam a personalização do aprendiz, atendendo às diversas necessidades
dos alunos. Além disso, contribuem para a construção de uma comunidade global
de educadores que compartilham conhecimento e experiências, fomentando a
inovação e aprimoramento contínuo.
Os Recursos Educacionais Abertos (REA) oferecem
inúmeras vantagens, mas também enfrentam alguns desafios significativos que
precisam ser considerados e superados para maximizar seu impacto.
A
implementação bem-sucedida de Recursos Educacionais Abertos (REA) enfrenta
diversos desafios que abrangem desde a falta de conscientização até barreiras
práticas. A falta de conhecimento entre educadores e alunos sobre a existência
e os benefícios dos REA resulta de uma adoção limitada, mesmo quando esses
recursos estão amplamente disponíveis.
A
garantia da qualidade do conteúdo dos REA é um desafio considerável, dada a sua
diversidade e a limitada revisão formal. A perceção de qualidade inferior pode
afetar a confiança e aceitação desses recursos, destacando a importância de
estratégias para estandardizar e elevar a sua qualidade.
A
sustentabilidade financeira é uma preocupação crucial, pois a criação e
manutenção de REA demandam recursos muitas vezes limitados a longo prazo.
Abordar essa questão requer investimentos financeiros sustentáveis e modelagens
que garantam a sua continuidade e atualização dos materiais educacionais.
As
barreiras tecnológicas, incluindo o acesso limitado à tecnologia, contribuem
para a iniquidade tecnológica, restringindo a acessibilidade dos REA. Soluções
envolvem iniciativas de inclusão digital, treinamento para educadores e
parcerias estratégicas.
A
resistência institucional, fundamentada na preocupação com a perda de controle
ou padrões de qualidade, limita a eficácia dos REA em determinados ambientes
educacionais. Estratégias para promover uma mudança cultural e demonstrar os
benefícios dos REA são cruciais para superar este obstáculo.
As
questões legais, como o do licenciamento e os direitos autorais, complicam assim
a conceção, compartilhamento e o uso de REA. A flexibilidade das licenças,
políticas claras e educação sobre direitos autorais são fundamentais para
mitigar esses desafios.
A
adaptação cultural e linguística dos REA também é um desafio, pois estes podem
não estar alinhados com todas as comunidades de aprendizagem e culturas.
Estratégias para garantir diversidade cultural e linguística nos REA são
necessárias para aumentar sua relevância e eficácia em contextos específicos.
A
avaliação e credenciamento do aprendizado baseado em REA carecem de métodos
padronizados, dificultando o reconhecimento formal. Desenvolver avaliações
reconhecidas é vital para impulsionar a aceitação desses recursos em ambientes
educacionais formais.
A
necessidade de habilidades de curadoria destaca-se, pois, em organizar
efetivamente os REA para estes atenderem às necessidades específicas e assim exige
habilidades que nem todos os educadores possuem. Iniciativas de capacitação são
essenciais.
Superar
esses desafios exige um esforço coordenado que inclua conscientização,
investimentos financeiros sustentáveis, padrões de qualidade e apoio
institucional. Somente por meio dessa abordagem integrada podemos assim promover
uma adoção generalizada e efetiva dos Recursos Educacionais Abertos,
catalisando transformações positivas no cenário educacional.
Embarcando na Jornada da Educação Aberta: Rumo a uma
Transformação Educativa com os REA
Iniciar
a jornada da Educação Aberta não é apenas uma escolha, mas um compromisso
genuíno, significativo para a experiência educacional e o fortalecimento da
comunidade acadêmica. Penso que se seguirmos as diretrizes essenciais, delinearemos
uma abordagem impactante e significativa, contribuindo para uma educação mais
acessível e colaborativa.
Conscientização e Formação: O primeiro passo crucial é desenvolver
uma compreensão profunda dos princípios e benefícios da Educação Aberta, com a
integração dos REA. Participar ativamente de cursos, workshops e eventos
relacionados, assim obtém-se conhecimento, e também estabelece-se ligações com
colegas, enriquecendo as perspetivas educacionais. A promoção da
conscientização sobre a Educação Aberta e sobre os REA em todos os níveis de
ensino é um pilar fundamental. Destacar os benefícios, como inclusão, acessibilidade
e inovação, cria um ambiente propício à abertura entre colegas, estudantes e
administradores.
Integração de REA: Aproveitar ativamente os Recursos Educacionais Abertos
(REA) em práticas educacionais é uma necessidade premente. Ao explorar esses
recursos e compartilhar experiências e materiais, contribuímos ativamente para
a comunidade global de recursos, promovendo o acesso aberto ao conhecimento.
Colaboração e Networking: Falar ativamente com outros educadores
e instituições comprometidos com a Educação Aberta é uma fonte enriquecedora de
aprendizado. Participar de comunidades online proporciona um ambiente propício
para a troca de ideias, recursos e práticas eficazes, fortalecendo nossa rede
profissional.
Desenvolvimento de Recursos: Contribuir ativamente para a criação de
novos Recursos Educacionais Abertos, adaptando e misturando os materiais
existentes, é uma prática que não apenas atende às necessidades específicas de uma
comunidade, mas também fomenta a diversidade e a riqueza dos recursos
disponíveis.
Incorporação de Tecnologia: Explorar e incorporar tecnologias
educacionais que facilitam a criação, distribuição e acesso eficientes a
recursos de Educação Aberta amplia significativamente o alcance e o impacto das
práticas abertas.
Abordagem Inclusiva: Desenvolver práticas pedagógicas inclusivas é essencial.
Garantir que a Educação Aberta atenda às diversas necessidades dos alunos
promove a equidade e a participação de todos, construindo um ambiente
educacional mais justo e equitativo.
Envolvimento Institucional: Procurar ativamente o apoio
institucional e colaborar com líderes educacionais para criar políticas que
incentivem e reconheçam práticas abertas são passos cruciais para a
implementação bem-sucedida dessas abordagens.
Monitoramento e Avaliação: Avaliar continuamente o impacto das
práticas de Educação Aberta nos nossos alunos permite ajustes e, mais
crucialmente, inspira outros educadores a seguir o mesmo caminho, criando um
efeito multiplicador de mudança positiva.
Manter-se. Atualizado: Em ambientes dinâmicos, manter-se
informado sobre as novas tendências e práticas inovadoras na Educação Aberta é
essencial para garantir que a abordagem permaneça relevante e eficaz ao longo
do tempo, continuando um compromisso contínuo com a inovação educacional.
Ao
seguir estas diretrizes, não apenas nos comprometemos com a transformação
positiva da educação, mas também nos integramos em uma comunidade global
dedicada à abertura, colaboração e inclusão, construindo assim ambientes
educacionais mais acessíveis e enriquecedores para os envolvidos.
Referências
Amiel, T., Orey, M.,
& West, R. (2011). Recursos Educacionais Abertos (REA): Modelos para
localização e adaptação. ETD - Educação Temática Digital, 12(N.esp.), 112-125.
http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1206/1221
[28
de novembro de 2023]
Campbell, J., Deimann,
M., & Burgos, D. (2019). Open Praxis, 11(3), 271–289. Este artigo examina a
relação entre ensino, pesquisa e práticas abertas na educação, proporcionando
insights sobre o papel dos REA
Wiley, D. (2014). Disponível em: https://opencontent.org/definition/ - O artigo de David Wiley explora o
framework 5R, que define as características fundamentais dos REA: Reusability,
Reviseability, Remixability, Redistributability, e Retainability.
UNESCO (2012). Declaração REA de Paris em 2012. Recuperado de
http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/Events/Portuguese_Paris_OER_Declaration.pdf.
Wiley, D. (2016).
Defining the “open” in open content. Recuperado de http://opencontent.org/blog/.
Nobre A.(2020).REA de A
a …Lisboa: Universidade Aberta. Recuperado de https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/10216
Nobre, A. &
Mallmann, E. (2016). Recursos Educacionais Abertos: transposição didática
para transformação e coautoria de conhecimento
educacional em rede.
Tecnologias da Informação em Educação -
Indagatio Didactica, V.8, n. 2, 151-165.universida de aveiro.Recuperadode https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/6887
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